Para que exista comunicação entre duas pessoas é necessário que as palavras ditas sejam compreendidas de modo similar por ambas. Porém cada pessoa tem sua própria maneira de interpretar aquilo que escuta e torna-se quase impossível ter certeza do que o outro absorve da nossa comunicação. Se queremos evitar falhas na comunicação e todos os problemas que elas podem nos causar, devemos assumir a responsabilidade pela comunicação que oferecemos às pessoas. De que maneira? Devemos ser responsáveis pela nossa comunicação!
Uma vez aprendi que a “Responsabilidade da Comunicação é do Comunicador.” Partindo desse princípio, passamos a ter mais cuidado com a maneira com que nos comunicamos. Estando mais atentos aos feedbacks que o outro nos traz sobre o que está absorvendo dessa comunicação. Esses feedbacks aparecem principalmente através da comunicação não verbal, por isso é imprescindível que, durante uma conversa, você direcione toda sua atenção para o outro. Assim poderá traduzir os sinais que ele transmite sobre o entendimento que tem da informação.
Caso perceba que não está conseguindo se fazer entender, faça um caminho diferente, use palavras diferentes, exemplifique, contextualize a informação até que ela se torne clara. Se você mantiver sua comunicação exatamente da mesma maneira, obterá o mesmo resultado, por isso, seja flexível!
Lembre-se: Você é responsável por sua comunicação!