A maior dificuldade que algumas pessoas apresentam quando se trata de atingir metas e objetivos, está na formulação delas. Quando um objetivo é bem formulado, fica muito mais próximo de ser realizado. Uma das técnicas utilizadas para isso é a Boa Formulação de Objetivos. Experimente passar suas metas e objetivos por esses critérios e com certeza eles estarão mais próximos da realização!
1. Dito em termos positivos.
Para que um objetivo seja possível de ser atingido, é importante que ele esteja formulado no positivo. Se o objetivo for: “Não quero me sentir mal”, O questionamento que se deve fazer com relação a ele é: “Muito bem, como é que eu quero me sentir?”
2. Ação individual / Responsabilidade – Iniciado e controlado pelo Sujeito.
Um objetivo deve ser responsabilidade daquele que o está buscando. Caso um objetivo dependa de outra pessoa, pode-se levar a frustração, uma vez que não é possível controlar o empenho do outro. Mesmo que algum objetivo não dependa exclusivamente de você, deve-se encontrar meios para que as ações se iniciem por você. Quando alguém chega e diz “Quero minha equipe mais motivada.”, isto não está bem formulado, já que o desejo é de mudar algo que está fora dele. É necessário identificar o resultado esperado e a partir dele iniciar as ações por quem estabeleceu a meta. “O que você pode fazer para que sua equipe esteja mais motivada?”.
3. Especificação
Um objetivo precisa ser específico e detalhado. É preciso saber exatamente o que você quer. “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.”
“Eu quero dinheiro!” Quanto, como, quando.
4. Tamanho apropriado do objetivo.
Se o objetivo é grande e global, segmente em pequenos objetivos. A realização de um grande sonho deve ser a somatória de vários pequenos objetivos alcançados.
“Você quer ser feliz na sua vida. Em que área da sua vida você gostaria de ser feliz, em primeiro lugar?”
5. Procedimento de Evidência:
Como será possível identificar o atingimento de um objetivo? Quais evidências você terá?
Exemplos: Se o objetivo é o de chegar a ser um líder eficiente, como irá medir / avaliar sua liderança? Como avaliar seus resultados através dos resultados da sua equipe?
6. Consequências:
De que maneira o objetivo do cliente afetará a vida dele e das pessoas que fazem parte dela?
“A realização deste objetivo poderia trazer problemas para você?”, ou “De que maneira este objetivo poderá afetar as pessoas importantes da sua vida?”
7. Recursos:
Quais são os recursos que você já tem para chegar ao objetivo desejado? E quais ainda vai precisar? Quanto tempo gastaria e quanto vale à pena investir?
8. Alternativas
Como vai chegar lá? Identifique as alternativas para que seu objetivo seja atingido (Plano A, B, C...). De que outra maneira pode atingir seu objetivo? Quanto mais alternativas, melhor.